Escolher tons neutros para a decoração de interiores pode ser um jeito de criar ambientes dos quais você vai demorar para enjoar. Além disso, a paleta mais clara, que inclui branco, cinzas e beges, é capaz de criar uma atmosfera relaxante, ideal para quem quer fazer da casa o seu refúgio. Outra vantagem é que essas cores nunca saem de moda e são perfeitas para fazer um ambiente parecer maior. Por isso, separamos abaixo 40 ambientes que combinam tons neutros em diversas texturas e estilos. Vale a pena conferir!
O projeto deste dúplex, do escritório VOA Arquitetura segue por um caminho minimalista e aconchegante, além de misturar serralheria, pedra, ladrilho, tecidos, marcenaria e concreto. Na cozinha, por exemplo, a madeira clara é o material predominante e se espalha pelos armários e bancadas.
A designer de interiores portuguesa Lígia Casanova aproveitou a luz natural que entra por esta casa durante a reforma para criar ambientes bem iluminados, com décor rústico, confortável, com certo ar industrial. A estrutura ficou à mostra, como os tijolinhos da parede e as madeiras do teto. Tudo recebeu pintura de cores neutras, como branco e cinza.
O azul lavado da parede desta sala de banho se destaca na paleta neutra, onde predomina o cimento queimado. A banheira branca, os metais pretos e os cestos de fibra natural completam o visual pensado para relaxar.
+ 13 salas de banho para relaxar com muito estilo
Madeira e cinza compõem este living elegante, assinado pelo arquiteto João Armentano. Os panos envidraçados contracenam com painéis de madeira pau-ferro, compondo um cenário neutro ideal para o mobiliário contemporâneo.
Esta cozinha com marcenaria e paredes brancas ganhou um elemento de destaque, que deixou o ambiente muito charmoso. A ilha com acabamento dourado atrai todos os olhares. Repare que os armários do fundo também ganharam frisos metálicos. Detalhes que fazem toda a diferença.
Neste apartamento, a cor cinza predomina nas paredes e no mobiliário, deixando o projeto com uma atmosfera contemporânea. O clima aconchegante vem com o uso da madeira clara e pontos de cor espalhados pela decoração.
Para esta sala de jantar, o escritório Belotto Scopel Tanaka Arquitetura seguiu um conceito clean, contemporâneo e com uma decoração neutra repleta de elementos bem brasileiros. Repare nos pendentes feitos de fibra natural e a madeira que dá forma ao mobiliário.
As texturas naturais estão por todos os lados nesta sala de jantar. Aqui, peças vintage de vime, garimpadas na França, trazem um toque mediterrâneo. Sob a mesa redonda, o tapete de fibra natural dialoga com os outros elementos do mesmo estilo, como o piso de madeira e a palha no teto.
No apartamento do arquiteto Thiago Passos, as texturas naturais e as cores claras dos interiores foram pensadas para contrastar com os jardins. Segundo o profissional, alguns elementos vêm da cultura japonesa. A ala social é o coração do apartamento: após a reforma, o amplo ambiente todo integrado hoje recebe encontros de amigos para jantares e confraternizações.
Para o projeto de reforma deste apartamento, os proprietários pediram um visual minimalista, com espaço livre e muito branco. Assim, a decoração neutra predomina nos ambientes. A cozinha, integrada com a sala de jantar, recebeu acabamentos claros e foi projetada da maneira mais clean possível, para valorizar a simplicidade e a praticidade.
Materiais naturais, cores neutras e iluminação abundante, além de móveis com marcas do tempo, formam a decoração desta cozinha, que mescla o estilo escandinavo com um toque wabi-sabi. O destaque fica por conta do contraste entre mesa e banquetas esculpidas pela natureza e as linhas retas da bancada, ao fundo.
Mesmo com o passar dos anos, a dupla preto e branco não sai de moda nunca, Pelo contrário, é símbolo de elegância, como prova esta sala de estar. Aqui, duas estantes baixas abrigam a coleção de livros do morador e servem de apoio para alguns objetos e plantas. Poltrona e luminária de piso complementam o espaço dedicado à leitura.
+ Livros na decoração: mais de 40 ideias para criar uma biblioteca em casa
Esta sala de estar de tons claros é a prova de que as cores neutras podem, sim, compor um ambiente interessante. A grande sacada foi apostar em um mood pálido e minimalista como fio condutor do projeto, bem como na mistura de materiais, como concreto, terrazzo, vidro, madeira e gesso.
Monocromática, porém rica em texturas, esta sala de jantar combina nostalgia e estética contemporânea. Enquanto o minimalismo é equilibrado pelo foco nos detalhes artesanais, a paleta de cores suaves é complementada por superfícies naturais.
Mármore, madeira e aço são alguns dos materiais que compõem esta cozinha decorada com tons neutros. Nesse visual elegante, destaca-se a bancada feita totalmente de mármore Calacatta. Ao fundo, na área da pia, armários de madeira feitos sob medida para o espaço abrigam utensílios e a despensa. Destaque para o backsplash espelhado.
Apesar e colorido, este apartamento tem alguns espaços em que os tons neutros predominam, como na sala de jantar. Neste ambiente, a madeira dá o tom e está presente no bufê e também na mesa e cadeiras. A parede branca, destaca a obra de arte e o pendente branco completa o visual contemporâneo e delicado. Projeto do Studio Ro+Ca.
Nesta cozinha toda branca, a ideia era reproduzir a aparência de um edifício histórico europeu. Para isso, o revestimento escolhido foi um azulejo de metrô feito à mão com sutil textura e brilho suave. Para o rejunte, um tom de cinza para imitar a aparência de uma fachada antiga.
Este quarto prova que é possível brincar com diversos tons de neutro e criar um visual descolado, sem deixar de ser elegante, é claro. A parte superior da parede recebeu um cinza escuro, que se repete em detalhes da roupa de cama, no assento do banquinho e na superfície da mesa lateral. Os detalhes em off-white completa o ambiente.
Este home office minimalista e feminino exibe uma paleta fresca e clean coordenada com acessórios brancos. Um banquinho empilha publicações de referência, uma pele fake macia adiciona conforto e um pendente garante uma boa iluminação na área de trabalho. Repare na combinação de texturas diferentes, que garante charme e conforto ao ambiente.
+ Decoração de home office: 15 ideias para criar um escritório em casa
A arquiteta Bianca da Hora, autora deste projeto, apostou em uma paleta neutra, com muito branco, preto e tons amadeirados para criar ambientes acolhedores e despretensiosos. Com a reforma, o gesso foi retirado para a elevação do teto e a área social ganhou mais espaço. Ali, as paredes derrubadas foram trocadas por portas de correr com esquadrias pretas.
Neste hall de entrada, a composição com pendentes diferentes aproveita a verticalidade do espaço próximo à escada. O destaque fica para os materiais de tons e fibras naturais que fazem a conexão de todos os elementos. O armário de madeira com detalhes de palhinha deixa o espaço ainda mais delicado.
Neste apartamento de um jovem solteiro, os tons neutros criaram uma atmosfera cosmopolita e contemporânea, como queria o morador. A marcenaria, com um desenho diferente do comum, ganhou a cor cinza, que se espalha pelo tapete e contrasta com o uso da madeira no mobiliário.
Nesta cozinha de linhas minimalistas, mas com jeito de casa de campo, a parede de tijolinhos ficou aparente. E esse recurso garantiu ainda mais personalidade ao ambiente. O jogo entre os tijolos e as diferentes madeiras torna o espaço acolhedor com uma paleta terrosa inspiradora.
Neste banheiro, predominam os tons terrosos, que estão em alta na decoração há algum tempo. Enquanto os azulejos de metrô compõem uma base branca para o espelho redondo e as arandelas com acabamento dourado, a bancada de mármore rosado serve de apoio para acessórios de cerâmica.
Os principais destaques do décor deste apartamento, banhado por muita luz natural, são o piso de madeira natural, que servem de base para o mobiliário de cor neutra e linhas simples. O combo ideal para criar ambientes elegantes e com atmosfera acolhedora.
Nesta sala de jantar, uma enorme costela-de-adão emoldura a área das refeições, trazendo frescor e um bem-vindo toque de verde próximo à mesa branca. No mobiliário, brilham peças de materiais naturais, como as cadeiras, que mesclam madeira e assentos de fibra, além o carrinho de chá, que é um charme à parte.
Os painéis de madeira freijó são responsáveis por deixar este apartamento ainda mais aconchegante, como se fosse um ninho de relax dos moradores. Esse é o poder que a madeira tem de fazer com os espaços. Para completar a decoração neutra, sofá e tapete em tons de bege.
Neste apartamento, a base neutra da decoração, com sofá bege e parede cinza, permitiu alguns toques de cor, mas sem exageros. O tapete azul e as almofadas em azul-marinho e tons terrosos pontuam alguns detalhes e deixam o espaço ainda mais elegante.
Um quadro colorido é o ponto de atração nesta sala de jantar com decoração neutra. Aqui, a mesa de madeira faz um contraponto interessante com as cadeiras revestidas de tecido cinza. O painel de carvalho natural finaliza o ambiente aconchegante.
A decoração neutra também é um recurso interessante para quem quer destacar algum detalhe no espaço. Neste apartamento, por exemplo, a coleção de livros da moradora é o centro das atenções. Para isso, a arquiteta que assina o projeto, escolheu usar a cor branca para a parede e prateleiras e seguiu o mesmo mood neutro para o décor.
Esta cobertura, antes cheia de divisões, ganhou ares de loft depois da reforma. Com as paredes abaixo, a luz natural invade todos os espaços e para manter o clima leve e delicado, os arquitetos desenharam uma decoração minimalista e neutra. Couro, tecidos, madeira e serralheria são a base desse projeto.
O berço minimalista com detalhes de madeira aparente é o contraponto para as fibras naturais dos acessórios, como o lustre, o vaso e os detalhes do tapete, neste quarto de bebê de estilo boho. A cadeira de balanço finaliza a decoração cheia de afeto e pronta para receber um bebê.
Decorado com cores neutras, este canto convida à leitura de um livro ou mesmo à arte de não fazer nada. A daybed ampla acomoda algumas almofadas e nada mais. Sobre ela, a luminária de palha evoca um clima mediterrâneo, reforçado pela persiana e pelo piso de ladrilhos rústicos.
Este banheiro branco faz uma releitura atual do eterno clássico: combinado com a madeira do gabinete, o ladrilho de terrazzo que reveste o piso traz um toque divertido e vibrante. A parede ao fundo recebeu azulejo de metrô posicionado na vertical – uma maneira cool de adotar a tendência.
Esta cozinha integrada ao jantar exibe uma paleta de cores neutras com acabamentos brilhantes. A metade superior do plano visual é marcada pelo branco, que invade as paredes, a coifa, luminárias, bancada e parte da marcenaria. Na parte inferior, é o marrom quem surpreende e dá o tom nos armários.
Nesta cozinha integrada, os armários planejados foram executados com madeira clara e parte deles, foram revestidos de sarrafos reciclados - observe os detalhes ripados na ilha curva e um detalhe dos armários. A decoração de tons neutros ganhou um detalhe em azul, que traz um contraste sutil.
A parede de tijolinhos aparentes é o principal destaque desta sala de estar, que tira proveito do pé-direito alto para criar uma moldura marcante para a área do sofá. A peça, por sua vez, não passa despercebida: o tom suave de pêssego mantém a paleta calma sem ficar séria demais.
Para abrigar a vasta coleção de livros do morador deste apartamento, os arquitetos, autores do projeto, criaram uma estante em forma de U que desenha o layout da sala de estar. Sua estrutura repleta de prateleiras funciona como item decorativo pela própria forma, mas também para receber vasos pequenos e outros acessórios. Tudo feito com madeira clara para ficar em sintonia com a decoração neutra do espaço.
Neste quarto, a simplicidade toma conta. Aqui, os tons neutros variam entre cinzas e beges e servem de base para as texturas naturais. Tecidos e madeira compõem o décor essencial. No mobiliário, a madeira clara dá forma à cama e à mesa de cabeceira, que exibem um desenho simples e elegante.
Contrastes bem dosados e acabamentos finos e ecológicos são o mote desta cozinha. O efeito cimento queimado, no piso e na parede, ocupam a parede divisória e no teto, uma ousadia: foi todo pintado de preto. A marcenaria foi feita com bambu, uma alternativa de madeira ecológica.
Acompanha tudo de Casa Vogue? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Leave a Reply