Decoração
Assumir a tarefa de decorador amador não é nada fácil. Ao não contar com ajuda especializada, você pode ficar com dúvidas sobre como proceder em uma série de momentos. Entretanto, a boa notícia é que com muita pesquisa e alguns truques, é possível tornar esse trabalho simples, eficiente e extremamente sofisticado. Para isso, é preciso conferir algumas dicas de decoração de interiores!
Dessa maneira, para te ajudar, resolvemos mostrar algumas sugestões que podem te guiar em qualquer projeto de decoração. Assim, você se informa sobre as últimas tendências e detalhes desse elegante universo e torna sua casa referência de estilo entre amigos e familiares. Confira:
1 – Ousar não é crime
Quando bancamos a designer de interiores, às vezes, evitamos riscos a fim de garantir uma composição interessante. Entretanto, se você acompanha o universo de decoração – e as postagens do nosso blog -, você provavelmente já tem um bom embasamento na hora de tomar decisões. Sendo assim, não se acanhe, fuja da mesmice e arrisque-se!
Você pode começar utilizando modelos diferentes de cadeiras na mesma mesa ou colocar uma cadeira no banheiro para expor suas toalhas, Se achar esses exemplos um pouco exuberantes para sua sala ou banheiro, não tem problema. Uma dica interessante é utilizar o lavabo como o ambiente das experimentações. O espaço é pequeno, não é comumente utilizado e permite mais liberdade na decoração de interiores.
2 – O excesso sempre será um erro
As palavras imortalizadas por Coco Chanel, “antes de sair de casa, olhe-se no espelho e tire um acessório”, podem direcionar bem a decoração de interiores. Dessa maneira, muitos objetos, como enfeites, almofadas e quadros podem tornar a composição do seu ambiente pesado. Além disso, esse excesso torna a limpeza e organização de sua casa mais difícil. Por isso, se algum artigo não tem uma função bem definida e não fica incrível no espaço, é preciso eliminá-lo!
3 – Misturar estilos não é proibido
Algumas pessoas acreditam que a única maneira de acertar no décor é seguindo fielmente o mesmo estilo. E isso não poderia estar mais longe da verdade! Projetos de decoração são extremamente beneficiados de combinações entre essas vertentes. Entretanto, a fim de acertar, é preciso levar em conta alguns fatores.
Antes de tudo, lembre-se da importância do contraste na decoração de interiores. É preciso combinar elementos de características opostas em um mesmo ambiente. Para exemplificar, uma ótima dica é sempre combinar um estilo mais exuberante com um minimalista e de linhas limpas e retas. A fusão do décor clássico com o industrial fica um charme, assim como o mix do urbano com o rústico. O que acha de investir em uma mistura do tipo?
4 – É preciso pensar fora da caixa (e de casa)
Se você ficar inteiramente focada na decoração de interiores, pode perder algumas oportunidades de valorizar sua casa. Você tem uma vista bacana ou consegue observar o verde lá fora? Se sim, lembre-se de destacar esse aspecto dentro do seu projeto! Janelas amplas e portas de vidro contribuem para isso, dando a impressão de amplitude e leveza. Além de, é claro, ajudarem muito na iluminação.
Nesse sentido, lembre-se de que você precisa usar todos os recursos e aspectos disponíveis a seu favor, inclusive aqueles que ficam fora do seu imóvel! Utilize esses elementos para dentro do ambiente decorado e impressione.
5 – Juntar referências é essencial
Se você está pesquisando projetos de decoração interessantes, é muito indicado criar um álbum em seu celular com suas fotos favoritas. Favoritar blogs sobre o assunto e separar imagens do Pinterest também funcionam como ótimos guias.
Se você for mais sensorial, pode fazer um caderno para a sua casa, com exemplos de tecidos e paletas de cores para a decoração de interiores. Não se esqueça de incluir aqui as medidas exatas dos ambientes que você pretende renovar!
6 – Não é preciso ter pressa na decoração de interiores
Fazer as mudanças que você deseja aos poucos não é pecado. Você pode colocar um deadline para o fim da sua reforma, mas não faça coisas no improviso apenas para sentir que cumpriu uma obrigação. Decorar a curtos passos é ótimo, pois você consegue medir sua preferência por cores, móveis e objetos, e entender se são duradouras ou não. Assim, você garante seu pensamento a longo prazo e uma composição perfeita!
Gostou das nossas sugestões? Agora é só se sentir como uma especialista na decoração de interiores e tornar o espaço escolhido inesquecível!
Leave a Reply