Depois da análise feita, há que pensar e comprar o material que irá precisar para recuperar o móvel. Vamos à lista? Ora bem, tome nota:
- esponja e pano para limpar o móvel antes de fazer qualquer coisa, mas também após ter lixado o móvel, de forma a remover poeiras e resíduos.
- Lixa, essencial para remover imperfeições e deixar a superfície do móvel mais homogénea. Por outro lado, a lixa remove o verniz do móvel para que ele possa receber uma nova cor. Uma lixa 60 é suficiente para usar em todo o processo.
- Massa para madeira será importante para reparar furos, marcas de batidas ou outras imperfeições. Aplique-a com a ajuda de uma espátula, deixe secar antes de lixar novamente, de modo a que a superfície fique uniforme.
- Pincel e rolo de pintura, para quem não pinta com tinta spray. O rolo é ideal para todas as partes lisas do móvel (deixa a superfície mais uniforme) e o pincel apenas para rebordos e pequenos detalhes.
- Tabuleiro de rolo, custa por volta de 3/4 €, servirá a colocar a tinta e a retirar a quantidade necessária, sem sujar tudo.
- O primer para madeira prepara o seu móvel para passo final que é receber a tinta. Ajuda a uniformizar a cor e que o resultado seja mais duradouro. Além disso, o primer reduz a quantidade de demãos necessárias para pintar o móvel e permite que a cor fique mais forte. Tente comprar um primer da mesma marca da sua tinta.
- Prefira uma tinta entre a acrílica à base de água ou o esmalte sintético (que pode ser em lata ou spray). Passe quantas demãos achar necessário. Deve deixar um intervalo entre elas e lixar levemente o móvel entre as demãos com a tinta seca, para o acabamento final ficar perfeito.
- Verniz para o acabamento. Este pode ser brilhante ou mate.
- A cola branca é opcional e servirá a revestir o seu móvel com tecido, desde que seja 100% algodão. O papel contact ou tecido adesivo também servem bem para recuperar móveis.
Leave a Reply