Você sabe como escolher as cores? Este guia lhe trará dicas importantes para a sua decoração.
As cores de um ambiente são elementos importantes para criar uma atmosfera agradável e aconchegante. Elas afetam o humor das pessoas e refletem muito sobre a personalidade do dono da casa. Sendo assim, é preciso considerar a importância delas e observar qual é o melhor modo de harmonizar as tonalidades escolhidas para um cômodo.
Durante muito tempo, os tons mais neutros, como o bege, off White e branco neve, predominaram em ambientes de imóveis residenciais. Porém, cada vez mais, vemos espaços decorados com cores vivas e variadas.
Combinar cores em um ambiente não é uma tarefa fácil, são dezenas de tons que podem ou não se harmonizar. Se um decorador erra ao combinar tons claros, o local não fica tão desagradável visualmente quanto uma combinação errada de tonalidades vivas. Portanto, é essencial saber lidar com cores fortes.
Como, então, mesclar as cores vivas em um ambiente de uma forma harmoniosa? Confira algumas dicas a seguir que vão ajudar você a criar ambientes alegres e elegantes.
Circulo Cromático
O circulo cromático é uma representação das cores percebidas pelo olho humano. Ele é dividido em doze partes, doze tonalidades, que são dispostas indicando a harmonia entre elas. Ele é divido em:
Cores primárias: Azul ciano, amarelo e vermelho.
Azul ciano, amarelo e vermelho. Cores secundárias: São cores que surgem da mistura entre as cores primárias. Sendo elas as cores verde, roxo e laranja.
São cores que surgem da mistura entre as cores primárias. Sendo elas as cores verde, roxo e laranja. Cores terciárias: Surgem da mistura entre uma cor primária e uma secundária, geralmente são as cores com uma aparência mais derivada, como por exemplo, amarelo esverdeado e o vermelho alaranjado.
Foto: Novidade em Foco
Multi combinações
Agora que você já conhece o circulo cromático, podemos observar as diferentes combinações que são possíveis de serem usadas na decoração de um ambiente.
Monocromia: É a utilização de uma só cor na hora de adornar a sua casa, a estratégia é explorar os diferentes tons dessa cor, criando um ambiente com aspecto em degradê.
Foto: Blog Maktub
Nesse exemplo foram usados diferentes tons de azul para compor a decoração do quarto, demonstrando que só uma paleta de cor pode constituir um ambiente inteiro.
Analogia: Cores análogas são tonalidades próximas no círculo cromático, é um estilo bem parecido com a monocromia, mas nesse caso são usadas diferentes paletas de cor que se misturam. Por exemplo, a cor vermelha é análoga às cores rosa, vermelho alaranjado e laranja, mesmo elas não sendo da mesma paleta de cor, elas funcionam muito bem juntas.
Foto: Haiku Deck
Foto: Decoware
Essa imagem reflete muito bem o conceito das cores análogas. Observamos elementos da paleta de cor laranja, como os móveis e alguns objetos menores, já a parede e as almofadas na cor amarelo mostarda, que faz parte de outra palheta de cores.
Cores complementares: São cores opostas no circulo cromático, ou seja, que se harmonizam de forma contrastante. Esse tipo de combinação cria uma atmosfera elegante e ao mesmo tempo bem viva.
Foto: A Casa da Flavinha
A imagem abaixo mostra as cores complementares amarelo e roxo. O decorador utilizou um tom escuro de roxo e um amarelo mais vibrante. Essa combinação foi feita para evitar uma decoração desequilibrada, o que ocorreria caso as duas cores estivessem presentes em tons muito fortes.
Foto: TLife
Harmonia em 60°: São cores que formam um triangulo de 60° no círculo, tendo um intervalo de três cores para a escolha da próxima cor. Cria um ambiente equilibrado e com uma boa variação de cores. Muito usado em salas de estar e cozinhas.
O ambiente abaixo foi construído a partir da harmonia em 60°, sendo escolhidas as cores primárias para constituir o contraste e a vivacidade. Vale a pena ressaltar que as cores foram postas em tons fortes, isso ocorre por conta da utilização do tom branco, que evita a saturação de cores vivas.
Foto: Sala 7 Design
Harmonia em 90°: Forma-se um quadrado no círculo cromático, intercalando duas cores para ser escolhida a cor seguinte. É um estilo decorativo que tem como objetivo trazer vivacidade ao ambiente por meio de uma combinação de quatro cores.
Foto: Artes Yza
Trabalhando a partir das cores vermelho, laranja, roxo e verde, essa sala de estar apresenta um ambiente que tem como característica principal a grande gama de cores. E para equilibrar a composição foram usados móveis brancos.
Foto: Sonya Winner
* Esse post foi uma colaboração do Carlos Alberto Esteves da Tibério Construtora.
+ SAIBA MAIS | Como Decorar
Leave a Reply