Construir uma casa do zero é uma empreitada e tanto e não está livre de percalços. Uma das formas de evitar dores de cabeça é não cometer erros no início, como na hora de montar uma lista de material de construção básico.
Saber como montar uma lista de material de construção para sua obra vai mantê-la dentro do orçamento, reduzindo desperdícios e evitando compras de última hora. Além disso, com a lista em mãos, você terá maior poder de barganha com comerciantes e economizará no preço dos produtos.
Mas quais itens são imprescindíveis em uma boa lista de material de construção? Veja nesta matéria tudo o que você vai precisar para tirar o projeto do papel.
Aprenda a montar uma lista de material de construção básico
A construção de uma casa demanda uma gama variada de produtos. Você vai precisar de materiais estruturais, responsáveis pela edificação, e também de proteção e vedação, para fechar e proteger os ambientes. Sem falar nos artigos de decoração!
Para não se perder na elaboração da lista, é fundamental dividi-la de acordo com cada etapa da obra. Confira o que você vai precisar em cada um deles.
1. Materiais para estrutura
O pontapé inicial de qualquer obra é a montagem da estrutura responsável pela sustentação. Nesse momento, você vai precisar de material de construção para laje, vigas e pilares.
A lista para essa etapa da obra deve ter itens bem básicos como:
Em alguns projetos, eventualmente, outro material necessário é a madeira.
2. Materiais de alvenaria
Nessa etapa, é hora de levantar as paredes e ver a casa ganhando forma. Muito dos materiais usados na estrutura têm utilidade na alvenaria da casa, mas há outros artigos específicos. Na sua lista, não podem faltar:
blocos e tijolos;
tubos de PVC;
reboco;
materiais elétricos, como fiações, conduítes e caixas de luz.
Se você estiver interessado em novas formas de conduzir energia, confira: Eeletrofita – conheça as vantagens e desvantagens desse método revolucionário!
3. Materiais para a cobertura
A terceira fase é a cobertura. Muito mais do que o telhado para proteger a casa, você vai precisar de materiais para a captação de água e também para garantir o conforto termo acústico dos moradores. Para isso, você terá que comprar telhas, calhas, rufos, madeira e vigões. A lista deve incluir ainda mantas e a caixa d’água.
4. Materiais para o acabamento
A etapa final da obra também é a mais prazerosa. Além da sensação de dever quase cumprido, você já comprará produtos específicos para cada cômodo. É hora de buscar material de construção para banheiro, cozinha, sala e quartos. A variedade de produtos vai depender do projeto. Mas, na lista básica, certamente estarão:
Caso a intenção seja deixar a casa pronta para morar, após comprar os itens da lista de material de construção básico, será hora de investir em mobiliário e decoração.
Sugestão de matéria: Para deixar a casa linda e preservar o meio ambiente, veja sete dicas de decoração sustentável
Como saber a quantidade de material que devo comprar?
A quantidade de material de construção vai ser calculada de acordo com a área. Além do tamanho do imóvel, você terá que medir o tamanho das paredes e outros elementos estruturais, além das áreas a serem pintadas ou revestidas, dentre outras. A melhor dica aqui é buscar ajuda especializada, como um arquiteto ou um engenheiro. Esses profissionais poderão te ajudar a elaborar um orçamento para tudo que você precisar.
De qualquer forma, existem algumas dicas para quantificar alguns materiais. No caso dos tijolos, por exemplo, o segredo é calcular a metragem total, sem retirar da conta as portas e janelas. Faça a conta altura x largura e leve em consideração o tipo e as dimensões do tijolo para saber quantos você vai precisar por metro quadrado. Além disso, adicione 10% a mais para o caso de perdas.
Para pisos e revestimentos, você precisa verificar o rendimento do produto que você vai comprar e dividir pela área para ter uma média de quanto vai precisar. A dica aqui é não se esquecer das áreas de rejuntes e sempre ter uma margem de segurança entre 10% e 15%.
A mesma lógica acima vale para saber quantas latas de tinta você vai precisar. Mas tenha em mente que o rendimento pode variar de acordo com a marca e o tipo de tinta, além do estado da superfície onde será aplicada. Então, considere comprar 10% a mais para garantir.
Sugestão de matéria: Para acertar na escolha da tinta, confira sete tipos de tinta para parede
Quanto vou gastar com uma lista de material de construção básico?
Não é difícil encontrar na internet dicas sobre como fazer orçamento de obra. Mas a forma mais segura de saber o custo de construção de uma casa de forma independente é por meio do CUB, um indicador fornecido pela Câmara Brasileira de Indústria de Construção (CBIC). A calculadora do CUB é atualizada mensalmente com estimativas do custo por metro quadrado de uma obra em diferentes condições e localizações. Esse cálculo leva em consideração custos com materiais e também com a mão de obra.
No entanto, a melhor forma de saber quanto você vai gastar com a lista de material de construção para uma casa é, novamente, buscar ajuda especializada. Um profissional competente vai fazer um orçamento baseado não apenas na quantidade do que você vai precisar, mas também na qualidade dos produtos.
Uma boa forma de economizar é optar pela compra online. Dessa forma, você poderá comparar os valores de produtos de fabricantes diferentes e analisar a quantidade que realmente vai precisar! Materiais de construção com os melhores preços são a especialidade da Telhanorte. Tanto na loja virtual, quanto nas nossas lojas físicas, você encontrará produtos de grandes marcas, como Quartizolit, Tigre, 3M, Vedacit e Votoran, entre outras.
Está esperando o que para visitar nossa seção de Material de Construção? Aproveite nossas ofertas e faça sua encomenda. Você pode parcelar o pagamento em até 8 vezes sem juros e as entregas são realizadas em todo o Brasil.
Edição de João Victor Quintino e Vinicius Marques
Leave a Reply