A arquiteta e designer de interiores Manoela Lustosa, de Sorocaba (SP), explica que as cores vibrantes, como vermelhos e laranjas, provocam agitação e euforia nas pessoas. “Para quartos devemos evitar esses tons pois é um espaço de relaxamento. O ideal é usar tons neutros como cinza e creme, e trabalhar com pontos de cores na decoração.”
Já os tons pastéis, que são as cores bem claras, produzem sensação de tranquilidade nas pessoas. Nesta linha seguem os tons de azul, que causam um relaxamento e conferem aspecto de limpeza, e os tons de verde, relaxantes e ligados ao bem-estar, por estar associado à natureza.
Ainda segundo a designer, os tons amarelados, por lembrarem a luz do sol, são contagiantes. “Uma variação desta cor são os tons de creme, que usamos muito na decoração, pois transmitem sensação de conforto e aconchego nos espaços.”
A arquiteta explica que o preto e suas variações de cinza são ótimas opções para quem busca dar aspecto sério ou sofisticado para o ambiente.
“Na sala, a pessoa pode ousar nas cores, mas o ideal é que as paredes de destaques não sejam as que ficamos a maior parte do tempo olhando para ela, pois acaba confundindo a nossa visão”, alerta Manoela.
Leave a Reply