A decoração pode ser utilizada para harmonizar ambientes e proporcionar bem-estar às pessoas que frequentam esses espaços. Ao escolher a estética de qualquer cômodo da casa, as preferências dos moradores são materializadas através dos objetos. “Com a decoração, mostramos uma parte mais íntima de nós mesmos. Ela é uma forma de refletir os nossos sentimentos, emoções e experiências”, afirma a designer de interiores Karina Nazario, CEO da SANTORINIARQ.
Projeto assinado pelo escritório Sala 2 Arquitetura (Foto: Evelyn Müller)
Mas a especialista conta que, em algumas situações, os clientes podem ter dificuldades para definir um estilo e necessitam de um profissional que faça essa análise. “Nesses casos, é válido olhar com atenção o guarda-roupa da pessoa e ver quais são as peças, texturas e cores que se destacam, já que a maneira de se vestir diz muito sobre a personalidade”, explica. Após essa observação, ela sugere a criação de um painel semântico que reúna a paleta de tonalidades, texturas e acabamentos alinhados aos gostos do morador. “Uma boa dica é também buscar referências em bancos de imagens, como o Pinterest”, afirma.
Quais são os principais estilos de decoração?
A arquiteta Marina Carvalho listou alguns estilos de decoração e as características marcantes de cada um. Com essas informações em mãos, é muito mais fácil entender o que se adequa à proposta que você quer transmitir na morada. Confira!
1. Estilo rústico
Ambiente assinado pelo designer de interiores Felipe de Almeida (Foto: Evelyn Müller)
Ele preza, sobretudo, pelo aconchego e simplicidade, apostando em materiais naturais, como madeira, cimento queimado, pedra, tijolo aparente e cores quentes, puxando para os tons terrosos. A presença das plantas espalhadas pelos ambientes também marca esse estilo.
2. Estilo escandinavo
Ambiente criado pela loja holandesa Vtwonen (Foto: Reprodução)
Esta decoração se caracteriza por ser mais leve, transitando por linhas retas e detalhes minimalistas. Para montar um espaço seguindo essa tendência, podemos adotar móveis mais claros, leves e abusar da luz natural, que valoriza cada detalhe do ambiente.
3. Estilo minimalista
Projeto assinado pelo arquiteto Nildo José (Foto: Evelyn Müller)
Regido pela famosa frase do arquiteto Mies Van Der Rohe, que afirma que “menos é mais”, o minimalismo quer trazer paz e tranquilidade em oposição ao caos e confusão do mundo moderno. Para transmitir seu lema ao lar, o segredo é apostar em formas simples e em peças que unam decoração e utilidade ao mesmo tempo. Investir na iluminação clara também é uma boa dica para quem se identifica com o estilo.
4. Estilo moderno
Projeto assinado pelo escritório Inside Arquitetura & Design (Foto: Mariana Orsi)
Se a sua personalidade for mais ligada aos tempos de hoje, o estilo moderno é o seu par perfeito. Valorizando as tecnologias, ele prioriza formas retas, cores mais neutras e poucos elementos. Outra sugestão para montar um ambiente moderno é apostar em um bom projeto de iluminação, que realçará a decoração. Você pode usar lâmpadas de LED em espelhos, que dão a sensação de amplitude. Também vale recorrer a itens de automação, que facilitam o dia a dia, e materiais metalizados, que remetem à tecnologia.
5. Estilo clássico
Sala desenhada pelo designer de interiores Bryan O'Sullivan (Foto: James McDonald)
Ao contrário do moderno, o clássico é inclinado ao uso de detalhes rebuscados, formas torneadas e cores elegantes, como dourado, prateado e branco. Atemporal, suas diretrizes são o luxo, a sofisticação e bastante informação visual. Dessa forma, as composições que seguem esse perfil costumam ter a presença do mármore ou do porcelanato com padrão marmorizado.
6. Estilo tropical
Sala com projeto do escritório Byrdesign (Foto: Heidi's Bridge/ Divulgação)
Esta decoração tem as plantas como destaque. Elas são capazes de trazer a atmosfera de urban jungle e transformam os espaços. Além disso, a vegetação também serve de ingrediente para um décor brasileiro, marcado por uma alegria e vivacidade natural únicas. As estampas e o mix de cores em almofadas, tecidos e outras superfícies também ajudam a complementar esse estilo tão lúdico, que tem tudo a ver com o nosso clima!
7. Estilo industrial
Cozinha assinada pelo Estúdio Maré (Foto: Luiz Franco)
Tendência em muitos projetos, o estilo industrial surgiu em Nova York, na década de 1950, quando antigos galpões e fábricas passaram a ser usados como residências, muitos mantendo os acabamentos originais. Ele é marcado pelo uso de paredes com revestimento de tijolo, assim como concreto, fiações, tubulações e estruturas aparentes.
8. Estilo retrô
Projeto da arquiteta Julliana Camargo (Foto: Victor Affaro)
Ele combina com aquelas pessoas que gostam de resgatar as tendências de outras épocas, revisitadas com toques de modernidade e tecnologia atuais. As peças usadas no estilo vintage são releituras daquelas usadas antigamente, adaptadas aos dias de hoje. O resultado é uma homenagem aos tempos de outrora, recheando os ambientes com boas memórias.
Sala contemporânea assinada pelo escritório Field Architecture (Foto: John Merkl e Steve Goldband/ Divulgação)
9. Estilo contemporâneo
Quem gosta de estar por dentro das últimas tendências, em geral, é um público que prefere optar por modelos contemporâneos. Nesse estilo, as curvas e formas orgânicas são valorizadas, trazendo um visual diferente e despojado. Também há uma forte ligação com a tecnologia, portanto, a automação entra em destaque para complementar o uso das luminárias nos espaços.
Leave a Reply