Postada em 06/02/2019 às 08:00
Naturais, artificiais, combinados, de vedação, proteção e estruturais
Por Cláudia Ferreira
Os materiais de construção abrangem uma série extensa de materiais, pois toda e qualquer ferramenta utilizada em uma construção civil, desde um simples prego até o mais conhecido cimento, são definidos como material de construção.
Para entendermos melhor como estes materiais são importantes para uma obra, saiba que para que um prédio dure mais e conte com menos reparos ao longo da vida, a qualidade dos materiais ali empregados, influenciam muito e fazem toda a diferença. Por isso, é de total importância que o responsável técnico da edificação tenha a consciência de que conhecer as classificações, propriedades e aplicações mais adequadas para cada tipo de material é fundamental.
Entre as propriedades estão: resistência, trabalhabilidade, durabilidade, higiene e segurança, entre as principais classificações quanto à origem, estão: materiais naturais, artificiais e combinados, e quanto à função, estão: materiais de vedação, proteção e estruturais. Conheça-os um pouco mais abaixo e saiba distinguir as particularidades e aplicações de cada um de forma simples.
Naturais
São aqueles encontrados na natureza, prontos para serem utilizados. Em alguns casos precisam de tratamentos simplificados como uma lavagem ou uma redução de tamanho para serem utilizados. Como exemplo desse tipo de material, temos a areia, a pedra e a madeira.
Artificiais
São os materiais obtidos por processos industriais, como por exemplo, os tijolos, as telhas e o aço, e os obtidos por processos de transformação de matérias-primas, como podemos citar os plásticos, as fibras têxteis, o papel, o vidro e as ligas metálicas.
Combinados
São os materiais obtidos pela combinação entre materiais naturais e artificiais. Ou seja, significa que dois ou mais materiais são combinados numa escala macroscópica para formar um terceiro material. Concretos e argamassas são exemplos deste tipo de material.
De vedação
São aqueles que não têm função estrutural, servindo para isolar e fechar os ambientes nos quais são empregados. Criados para impedir a passagem de maneira estática ou dinâmica, de líquidos, gases e sólidos particulados (pó), de um meio para outro. Exemplos de materiais: tijolos de vedação e vidros.
De proteção
São utilizados para proteger e aumentar a durabilidade e a vida útil da edificação. Nessa categoria podemos citar as tintas e os produtos de impermeabilização. Substâncias que detêm a água, os fungos e as bactérias, impedindo suas passagens.
Estrutural
São aqueles que suportam as cargas e demais esforços atuantes na estrutura. A madeira, o aço e o concreto são exemplos de materiais utilizados para esse fim.
Gostou de saber um pouco mais sobre as classificações dos materiais de acordo com as suas particularidades e aplicações? Pois aqui na Geocontract você sempre receberá conteúdos sobre o mercado de construção civil e muito mais! Basta se inscrever na nossa newsletter e acompanhar nossas redes sociais.
No site você também encontrará mais de 450 produtos que atendem os mais diversificados projetos, como: Geotêxtil Bidim, Tubos para Drenagem Kanaflex, Biomantas, Geocomposto Drenante Macdrain e MXD, Geocélulas, Geogrelhas, Geomembranas de PEAD, Selantes de Silicone, adesivos PVA para chapisco, Espumas Acústicas, Impermeabilizantes, Isolantes térmicos e mais. Confira!
Leave a Reply