Móveis planejados: vantagens e cuidados

Móveis planejados: vantagens e cuidados

Uma dúvida frequente na hora de decorar é se vale a pena investir em móveis planejados. Confira algumas dicas preparadas com a ajuda da arquiteta Cátia Ferronato sobre o que levar em conta para optar por essa opção!

Vantagens

Os móveis planejados são conhecidos por otimizar os espaços. A única ressalva é que, como a montagem é feita com módulos (peças pré-fabricadas em determinados padrões), o aproveitamento nem sempre é total. “De todo modo, as possíveis perdas ficam em torno de 5 a 10 centímetros, o que não é muito significativo”, esclarece Cátia.

Outro ponto positivo é a possibilidade de conhecer os produtos na loja ou showroom da empresa. “Lá, o cliente pode visualizar os tons da madeira em escala natural, testar a abertura de portas e gavetas e ter uma ideia real do projeto, com a segurança daquilo que vai receber”, afirma a profissional.

Em termos de estilo, os modelos também tendem a ser bastante atuais, já que os fabricantes buscam sempre as últimas tendências em mostras internacionais.

Cuidados

Em geral, a qualidade costuma ser um ponto forte dos móveis planejados, mas é preciso estar atento. Cátia alerta que, antes de tudo, é importante pesquisar e buscar referências com quem já tenha contratado a empresa.

Outra dica é garantir que a qualidade dos materiais seja adequada às características de cada espaço. Cozinha e a área de serviço, por exemplo, precisam de ferragens mais reforçadas. “Locais com portas grandes em alumínio também requerem bons sistemas de abertura e amortecimento. Caso contrário, o cliente terá inúmeras manutenções futuras”, aponta Cátia.

Já em espaços muito pequenos, onde cada centímetro deve ser aproveitado, ou em projetos que envolvem muitos ajustes, os móveis planejados não são a melhor opção. “Nesses casos, é mais aconselhável contratar um marceneiro”, completa.

Cátia recomenda, ainda, contar com a ajuda de um especialista em arquitetura de interiores. Esse profissional é quem melhor pode orientar o cliente sobre a escolha de materiais, cores e outros recursos para montar um projeto bonito e durável gastando o mínimo possível.

Compartilhe

Linkedin

Categoria: Decoração

Tags: construção decor Decoração Dicas móveis planejados obra reforma

Posts Relacionados

Leave a Reply

Os artigos mais populares

Principais artigos

O último artigo