Financiamento de Material de Construção
Financiar o material de construção é uma preocupação de muitos, mas é menos complicado do que parece. Os bancos federais, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil, são os principais financiadores de materiais de construção.
Uma das opções mais populares é o cartão Construcard da Caixa Econômica, que te dá uma linha de crédito para comprar materiais de construção rapidamente e com até 240 meses para pagar. Saiba tudo sobre como conseguir o seu Construcard aqui.
O Banco do Brasil também possui uma linha de crédito para compra de materiais de construção e móveis planejados, saiba mais neste link.
Como economizar na compra material de construção
A principal dica é: pesquise! A variação de preços entre uma loja e outra pode ser a chave para a economia, ou então para o lucro, caso você construa para vender.
A maior diferença de preço de material de construção está nas tintas e revestimentos de parede e piso. Em Belo Horizonte - MG, o preço de uma tinta Látex de 18L tem variação de 220,54%. A brita, material básico para qualquer construção, também teve variação de preço expressiva apontada em duas pesquisas
Variação do preço da brita em Minas Gerais é de 185% segundo o Núcleo de Pesquisas Econômicas (Nupec) da Faced - MG;
O preço da brita na Bahia tem variação de 55% conforme a Câmara de Dirigentes lojistas de Barreiras - BA.
Uma boa notícia é que muitos varejistas estão baixando os preços para esvaziar o estoque e evitar prejuízo durante a crise econômica vivida pelo Brasil nos últimos anos. Então é uma ótima hora para aproveitar a queda nos preços e comprar materiais de construção.
O preço do cimento, um dos materiais mais necessários nas construções, varia bastante conforme a região. Na Bahia, por exemplo, o preço do cimento se mantém estável nos últimos anos. Já em Minas Gerais, teve queda de 26% em 2016. Na mesma linha, o SINCOMAVI (Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção) indicou, através de dados do IBGE, que as maiores quedas de preço em 2016 estão no cimento, material hidráulico e tijolo.
Evolução dos preços de material de construção 1º semestre 2016.
Fonte: IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo)/IBGE
A queda nos preços de alguns materiais de construção tem relação com a baixa demanda de construções no atual cenário econômico no Brasil. Porém essa queda não é observada em todos os materiais, pois a alta do câmbio (dólar) e a inflação também influenciam diretamente nos preços.
Veja a influência da inflação nos preços de material de construção no estado de São Paulo:
Inflação dos materiais de construção em São Paulo.
Fonte: IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo)/IBGE
Segundo a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) os anos com maior venda de materiais foram 2011, 2012 e 2013, quando o país registrou os menores índices de inflação sobre os materiais.
Na mesma intenção de economizar, uma boa saída é comprar em grande quantidade, principalmente se sua compra será para a construção de uma casa ou grande empreendimento. Fazendo compras em grandes quantidades fica mais fácil de obter melhores preços!
Outra dica é avaliar a real necessidade do material e se aquela é a melhor opção. Um bom exemplo foi a análise do site Construir Barato que comparou a construção de paredes com tijolo maciço, tijolo de furos (comum) e bloco de concreto. Surpreendentemente o tijolo comum (com furos) foi a opção mais cara!
Em 2017 a previsão é de elevação no preço dos materiais de construção causada pela melhora da Economia e pelo aumento da procura - que deve acontecer devido às novas concessões de crédito para construtoras e consumidores, como o Minha Casa Minha Vida.
Material de Construção Barato
Encontrar material de construção barato é resultado de uma combinação de pesquisa de preço e um orçamento feito da forma correta. Para ter certeza de que seu orçamento de material de construção está correto, consulte um profissional da construção: um engenheiro, pedreiro ou arquiteto - de preferência.
Caso você seja um profissional da construção, tenha certeza de que segue as normas e adota uma base de referência confiável que condiz com a realidade. As lojas de materiais de construção também podem ajudar nas cotações, e muitas vezes possuem profissionais especializados em fazer orçamentos.
Uma forma muito comum para comprar material de construção barato é fazer pesquisa de preço. É muito simples: basta cotar em várias lojas ou fornecedores diferentes e fechar com aquele que oferece o melhor preço. Você também pode comprar material de construção usado, que geralmente custa mais barato, ou então aproveitar as feiras e pontas de estoque.
Material de construção usado
Para economizar com material de construção você pode comprar sobras de outras obras ou ainda material de construção usado. O material de construção usado geralmente vem de demolições e reformas, mas não é por isso que está necessariamente desgastado. Os materiais de construção de construções antigas costumavam ser mais resistentes e eram feitos de matéria-prima abundante na época, mais rara hoje em dia. Mesmo que a obra demolida não seja tão antiga, alguns materiais de construção possuem vida útil longa, tais como portas e janelas.
Você pode encontrar material de construção usado em empresas de demolição, decoração e até mesmo algumas que trabalham especificamente com compra e venda de material de construção.
Algumas lojas de material de construção também trabalham com compra e venda de materiais usados. Além disso, é comum encontrar anúncios nos classificados, tanto no jornal quanto em sites como OLX e Mercado Livre.
Dica: Ao desmanchar uma casa muito antiga, verdadeiros tesouros podem ser encontrados! Por exemplo, pode haver uma estrutura feita de um tipo nobre de madeira, ou um azulejo hidráulico que não se fabrica mais. Estes materiais podem dar um toque especial ou ainda melhorar a qualidade da sua construção!
Leave a Reply