Abraçar a nossa cultura e trazer um pouco das referências de onde viemos – e também por onde passamos – traz mais movimento e personalidade aos ambientes em que vivemos. Esse conceito tem tudo a ver com o design contemporâneo, que vem se apropriando, com elegância, do repertório cultural e do feito à mão. Explorando conexões com a natureza ou reforçando memórias afetivas, a decoração só tem a ganhar quando lança mão de produtos étnicos, de acabamento artesanal ou obras de artistas locais. O regionalismo na decoração resgata nossas raízes e tradições.
Fomentando o local e ganhando em texturas e composições
Valorizar objetos de grande significado para uma região ou comunidade pode contribuir para o crescimento econômico local. Além disso, o regionalismo na decoração também traz uma pitada rústica para a composição da casa. Riqueza de texturas, irregularidades do acabamento manual e estética atraente são encontrados em peças de cerâmica, pedra-sabão, cobre e vários outras matérias-primas. Tapetes, mantas e almofadas trançadas ou bordadas também usufruem de interessantes texturas e estéticas. Assim como móveis trabalhados com madeira de demolição e até em acabamentos como ladrilho hidráulico. Só tome cuidado para não exagerar e criar um ambiente temático. O segredo para um projeto harmonioso é equilibrar elementos da cultura regional com pecas contemporâneas e urbanas.
A espontaneidade da arte popular
Arte Naïf – termo que significa “ingênuo” – é concebida por artistas sem a obrigação de uma preparação acadêmica específica, regras ou técnicas elaboradas. Marcada por cores vibrantes e uma aparente simplicidade e liberdade de desconsiderar elementos formais (como a perspectiva), essa arte exprime o imaginário popular, alegria e espontaneidade. Nesta Sala de Jantar, as telas de arte Naïf dão cor e graça ao projeto de Line Wanick e Mara Delpupo, para a Decora Lider Vitória. O regionalismo na decoração também está presente na parede de pedras, que valoriza o espaço, dando um toque rústico.
Cerâmica
Cerâmicas são praticamente unanimidade em qualquer lar, há séculos! Tradição no Brasil, elas dão as caras como objeto decorativo, utilitário ou revestimento. Na “casa” da Lider Interiores, também não poderia faltar. Assim, o artista mineiro Máximo Soalheiro desenvolveu para nossas lojas um “enxoval” próprio, com xícaras de café e cappuccino, pires, pratos e boleira. Tudo feito para receber clientes e profissionais de arquitetura e design com carinho. Afinal, o feito à mão é sinônimo de afeto.
A personalidade em imagens
Fotografias também decoram e dão identidade ao ambiente. Vale investir em fotógrafos da sua região ou até algum conhecido seu. Na Decora Lider BH, Johanna Anastasia projetou uma Sala de Jantar supermoderna, rica em cores, texturas e, claro, muitas fotografias.
Na Decora Lider Vitória, o Apartamento Comercial de Jacqueline Barros foi pensado para um morador que valoriza o regionalismo na decoração, pesquisando e colecionando obras de artistas capixabas. Uma delas é a grande tela colorida de Fabricio Secchin, que se destaca sobre a base em tons de bege, cappuccino e chocolate. A proposta da arquiteta foi enfatizar ainda mais os quadros e esculturas.
A delicadeza e originalidade dos bordados
A história do bordado, considerado um “patrimônio imaterial” de Minas Gerais e de outras regiões do país, foi construído, sobretudo, por mãos femininas. Essa tradição se faz presente no Ateliê Lider, que desenvolve almofadas, colchas, mantas, roletes, porta-travesseiros e futons, de forma artesanal, em sua maioria. Na Varanda Gourmet, de Lúcio Nocito para a Decora Lider Rio de Janeiro, almofadas bordadas e peças artesanais estão entre os itens escolhidos para dar mais personalidade e para trazer o regionalismo na decoração.
Técnicas manuais como patchwork, macramê e tramas em couro também fazem parte da linha produzida pelo Ateliê Lider. As peças são pensadas para complementar sua casa de forma única e aconchegante. Na Decora Lider BH, o Quarto de Casal com Office, de Júnia Braz, ganhou uma acolhedora composição de mantas, porta-travesseiros e almofadas – as duas menores em macramê.
A presença da natureza
O Lavabo também merece sua pitada de regionalismo na decoração! Na Decora Lider Vitória, Eduardo Cunha concebeu um ambiente clássico e sofisticado, voltado para quem aprecia contemplar a natureza. A inspiração veio da terra, que representa firmeza, segurança e vitalidade. Presente nas cores, nos revestimentos e nos adornos cerâmicos, a terra é também o elemento das tradicionais panelas de barro, onde são feitas as melhores moquecas capixabas. A tela de um artista local arremata a proposta.
A brasilidade
Ainda na Decora Lider Vitória, o Espaço de Vivência, de Carol Daros, mira no jeito brasileiro de viver: aconchegante, agradável e convidativo. Para transmitir essa sensação, elementos típicos das casas brasileiras foram explorados, como a madeira, plantas, couro e linho. Trabalhos de artistas nacionais não ficam de fora, como as esculturas em ferro do artista Jocimar Tavares, mineiro de Uberlândia.
Regionalismo na decoração na sua casa
Lembre-se! Nosso país é um berço riquíssimo de artistas populares e têm muito a ser explorado. Segundo Lili Tedde, representante do Studio Edelkoort no Brasil, que atua em previsão de tendências e estudos de mercado, ainda há bastante para mostrarmos ao mundo. Algumas de suas apostas seriam o bordado em folhas e a arte Naïf. Apure seu olhar: o melhor do regionalismo está pertinho de você.
Com lojas ou representantes espalhados por todo o Brasil, a Lider vive diariamente o rico regionalismo brasileiro. Abraçamos as peculiaridades e características da decoração local e o resultado é geralmente impressionante. Venha nos fazer uma visita e conferir como sua casa pode ter ainda mais personalidade com elementos regionais.
Leave a Reply