O meu primeiro post com dica de design de interiores é sobre uma coisa fundamental para deixar um ambiente bonito e agradável: as cores que são usadas.
É claro que tudo depende do seu gosto, porém, não podemos deixar que o gosto por determinada(s) cor(es) não transforme o ambiente num lugar “brega” ou “exagerado”.
Como combinar as cores? Bem, existe um meio muito fácil e que pode dar o auxílio mais correto para você não errar na escolha delas. Chamamos este “recurso” de disco ou círculo cromático, fácil de ser acessado pela internet por exemplo através deste link: Círculo Cromático e inclusive você pode comprar um em papelarias, um disco de papel mesmo, onde você pode ver todas as cores e saber quais se combinam!
Circulo cromático
Veja como usar este círculo de cores
Ele é dividido em 3 categorias:
Cores primárias, secundárias e terciárias
– Cores primárias: vermelho, azul, amarelo
– Cores secundárias: cores obtidas da mistura de duas cores primárias (o verde é a mistura das cores azul e amarelo, o laranja das cores vermelho e amarelo e o roxo das cores vermelho e azul).
– Cores terciárias: Cores obtidas da mistura de cores primárias e secundárias (o verde-limão é a mistura do verde e do amarelo, o turquesa entre o azul e o verde, e outras cores sem nomes definidos que são derivados desta mistura).
É dividido em 6 tipos de combinações:
– Cores monocromáticas: são os vários tons de uma mesma cor.
– Cores análogas: cores que estão entre as cores primárias, como por exemplo, o vermelho-violeta, o violeta e o violeta-azul que estão entre o azul e o vermelho, são cores que pertencem à mesma família, mas apesar disso também precisam ser combinadas de forma cuidadosa.
– Cores complementares: são as cores que, no disco, encontram-se de lados opostos – caso do verde e do vermelho, do azul e do laranja. Isso não quer dizer que não combinam, mas devem ser usadas com cautela.
– Cores complementares duplas: Combinação entre dois tons complementares entre si. A harmonia mais difícil de se trabalhar, deve-se optar por essa combinação em casos muito específicos.
– Cores complementares divididas: Combinação entre uma cor e as duas cores vizinhas à sua cor complementar. Cores que não se combinam tanto como as outras harmonias.
– Cores tríades: Combinação entre três cores eqüidistantes do círculo, exemplo: azul, amarelo e vermelho. Também deve-se ser usada com cautela.
Essas harmonias são os pontos principais em que você irá se prender para decorar um ambiente. Lembre-se sempre de usar uma cor mais neutra como o branco para não deixar o local muito colorido.
Exemplos de decoração com essas combinações:
MONOCROMÁTICA
Amarelo monocromático – Decortop
Verde monocromático – Decortop
ANÁLOGA
Combinação análoga – cores entre amarelo e vermelho – Minha Casa Minha Cara
Combinação análoga – cores entre o amarelo e o azul – Espacio Hogar
COMPLEMENTAR
Complementar – vermelho e verde – Espacio Hogar
Complementar – amarelo e roxo – Casa.Abril
COMPLEMENTAR DUPLA
Complementar dupla – verde, azul, vermelho e laranja – Decorando Com Classe
COMPLEMENTAR DIVIDIDA
Complementar dividida – verde-limão, verde-azulado e vermelho – Decorando Com Classe
Complementar dividida – laranja, verde e azul – Casa da Id&ia
TRÍADE
Bom pessoal, acho que assim fica um pouquinho mais fácil saber como combinar as cores na hora de mudar algum ambiente da sua casa!
Lembrem-se: qualquer dúvida é só entrar em contato comigo por e-mail através do site ou pelos telefones da página de Contato.
Acessem também a página da Suvinil e vejam algumas tendências de cores. Vale a pena! Tendências 2011 – Suvinil
Até a próxima terça-feira, não percam mais uma dica de design de interiores!
Leave a Reply